O presidente e a vice da Caixa de Assistência do Piauí (CAAPI), Talmy Tercio e Dalva Fernandes, participaram do V Colégio de Presidentes das Caixas de Assistência dos Advogados, promovido pelo Concad, com sede nesta edição em Belo Horizonte.
Segundo Talmy Tercio, entre os temas tratados estão a realização das Olimpíadas da Advocacia em Goiânia (GO), no período de 03 a 08 de Julho. Além disso, também foi confirmado o recebimento pelo Concad de 1.9 mil doses de vacinas contra a Influenza 2023 com previsão de entrega para este mês de março.
Ainda foi apresentado um relatório dos serviços da Caapi para o CONCAD com a finalidade de elaboração de projetos conjuntos entre os estados, como os serviços de nutrição, psicologia, vacinação, fisioterapia e odontologia.
“É sempre uma satisfação poder contribuir com o bom debate e retornar para a nossa seccional com a certeza que há tantos colegas advogados (as) que amam e estão igualmente preocupados em desenvolver a advocacia em nosso país”, destacou o presidente da CAAPI.
ADVOCACIA FEMININA
No cronograma de ações, Dalva Fernandes também participou de sessão do Conselho Federal da OAB, composto por 81 conselheiras e conselheiros federais, onde foi aprovado por aclamação um projeto que mudou a Lei Federal 8.906/94, conhecida como Estatuto da Advocacia, para incluir o assédio moral e sexual na lista de infrações éticas sujeitas à suspensão do exercício da profissão, tendo como relator o CF Carlos José- Cajé de São Paulo.
A decisão foi tomada durante sessão realizada em Belo Horizonte, cidade que vai sediar, em novembro, a edição deste ano da Conferência Nacional da Advocacia.
“É uma iniciativa muito importante, é um avanço para os direitos das mulheres advogadas, que são as mais prejudicadas pelo assédio, seja ele moral ou sexual. É uma ação que colocou a OAB na linha de frente do combate à violência contra a mulher e que, certamente, será um exemplo para outras instituições. O direito das mulheres é muito volátil. É preciso que reforcemos as medidas para combater esse tipo de conduta em lei”, destacou Dalva.