Uma equipe composta por dez bombeiros militares do Piauí está sendo enviada para o Rio Grande do Sul para colaborar nas operações de resgate e assistência à população afetada pelas recentes inundações no estado. A ação faz parte dos esforços coordenados pelo Governo do Piauí, que mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI) para prestar apoio humanitário diante do cenário de desastre ocasionado pelas intensas chuvas.
Inicialmente planejava-se o envio de 13 bombeiros militares, porém, após análise conjunta com o gabinete de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, foi determinado que o contingente de 10 bombeiros seria suficiente para contribuir de forma eficaz com as operações de resgate e salvamento.
Além do pessoal, foram disponibilizados dois veículos pick-ups equipados com materiais de resgate e salvamento, incluindo boias, coletes, cordas, barcos, pás, enxadas e motores de popa. Uma pick-up adicional de apoio e dois barcos também foram designados para integrar a operação.
O comandante-geral do CBMEPI, coronel José Rêgo, ressaltou que todo o processo está sendo coordenado em estreita colaboração com o gabinete de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), que definirá os próximos passos das equipes ao chegarem ao Rio Grande do Sul.
O governador Rafael Fonteles autorizou o CBMEPI a disponibilizar mais bombeiros militares para a operação, caso haja necessidade de reforço.