O Deputado Dr. Marcus Vinicius Kalume apresentou um Projeto de Lei nesta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa do Piauí, que busca estabelecer o Dia Estadual de Conscientização sobre a fissura labiopalatina e o lábio leporino no estado do Piauí. Embora a legislação federal já tenha estabelecido esse dia, a proposta do deputado tem como objetivo reforçar a inclusão e combater o preconceito em relação a essas condições médicas.
A fissura labiopalatina e o lábio leporino afetam uma em cada 800 crianças no Brasil, e, portanto, são questões de relevância social em que há uma abertura no lábio superior e/ou no palato (céu da boca) de um recém-nascido. Isso ocorre durante o desenvolvimento fetal. Essa condição pode afetar a fala, a alimentação e a estética facial da criança, e é geralmente tratada com cirurgias corretivas. O projeto pretende sensibilizar a sociedade para a necessidade de oferecer apoio e compreensão às famílias que enfrentam esses desafios.
A intenção por trás da iniciativa é proporcionar dignidade às famílias afetadas e educar a sociedade sobre a importância da empatia. A criação do Dia Estadual de Conscientização visa fornecer recursos para as famílias lidarem com as complexidades dessas condições de forma mais informada e acolhedora.
O Deputado Kalume ressaltou a importância de celebrar a diversidade e de combater o estigma em relação a essas condições médicas. “É crucial lembrar que a diferença é o que nos torna únicos e especiais. Ao trabalharmos juntos na promoção da inclusão e na redução do estigma. Estou comprometido em contribuir para essa causa e criar um Piauí onde cada criança, independentemente de suas diferenças, possa crescer em um ambiente de amor e aceitação”, disse.