Uma equipe do Governo do Tocantins está no Piauí visitando as iniciativas de Parcerias e Concessões Público-Privadas (PPP) implantadas com sucesso pelo Governo do Estado. Trata-se de uma comitiva da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária, que por dois dias conheceram de perto projetos que têm impulsionado o desenvolvimento do estado.
Na quinta-feira (21), entre esses projetos visitados estão as Miniusinas Fotovoltaicas, na cidade de Coivaras, que abastecem a Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria da Saúde (Sesapi). Cada contrato prevê uma geração de 650.000 kWh por mês para cada órgão, gerando uma economia mensal de até 27%.
Em seguida foi a vez de conhecer a sede da Piauí Conectado, onde foram apresentados o modo de atuação, a troca de experiências e o compartilhamento de práticas. A programação teve fim com a ida à Uespi para conhecer o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí, projeto de responsabilidade social, fruto de uma Parceria Público-Privado (PPP). O objetivo do núcleo é aproximar os alunos do mercado de trabalho e oferecer soluções tecnológicas para as empresas.
Todos os projetos visitados são parcerias público-privadas implementadas pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc). “É muito bom saber que o Governo do Piauí está sendo exemplo para outros estados, como é o caso do Tocantins. Estaremos sempre abertos para essa troca de experiências que é muito enriquecedora para a gente também”, destacou Samuel Nascimento, secretário da Sead.
De acordo com o secretário da SPI, Thomas Jefferson, o Piauí foi escolhido por ter notório conhecimento nas práticas de PPPs. “O Piauí é um exemplo de case de sucesso em PPPs, então viemos conhecer de perto os projetos e levar um pouco dessa experiência para nossa realidade no Tocantins”, explicou.
Nesta sexta-feira (22), foi a vez de conhecer a Nova Ceasa, uma central de abastecimento premiada que já recebeu o certificado de melhor PPP do mundo, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na oportunidade, todos puderam conhecer o local e visitar o Banco de Alimentos, um programa que arrecada frutas, verduras e legumes doados pelos feirantes e que apresentam uma aparência diferente, mas estão bons para o consumo e com os valores nutricionais devidamente preservados. Os alimentos são repassados para as entidades cadastradas no projeto.
A superintendente da Supac, Monique Menezes, explicou que o Governo tem buscado as PPPs como forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região. “Além desses projetos que o Governo do Tocantins conheceu, as parcerias têm sido estabelecidas em diferentes setores, como infraestrutura, social, esportes e lazer, viabilizando a realização de grandes obras, como construção e ampliação de rodovias, aeroportos e sistemas de abastecimento de água. Esses investimentos têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população, além de impulsionar o desenvolvimento econômico do estado”, finalizou.