Na tarde desta segunda-feira (15), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a meta fiscal para 2025 será de deficit zero e que o salário mínimo deve ser de R$ 1.502 no próximo ano.
Na aprovação do novo regime fiscal, no ano passado, foi fixada uma meta de superavit equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano. Com dificuldade de estabilizar a dívida pública e incertezas sobre arrecadação, o governo optou por recuar para um resultado primário entre deficit zero e superavit de até 0,25% do PIB, repetindo a meta estipulada para este ano.
Haddad afirmou que não é de costume que os dados sejam antecipados. “Nós não costumamos antecipar os dados da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) antes da entrevista oficial, mas vazaram estes dois dados. Eu até me desculpo por estar falando disso antes das 17h que o horário é combinado, mas, sim, os dados são esses”. Pontuou Haddad, em entrevista à Globo News.
O ministro destacou que o Ministério da Fazenda calcula que a dívida bruta do governo geral (DBGG) vai estabilizar em 80% do PIB nos próximos anos. “Precisamos permitir que os juros caiam, que o crescimento seja mais robusto no tempo”. Disse, ao defender a importância do equilíbrio fiscal.
Com informações do Correio Braziliense