Representantes de vários municípios participaram, nesta terça-feira (11), da abertura do curso de capacitação para operadores do Cadastro Único, realizado na Superintendência da Caixa Econômica, em Teresina. Serão 30 turmas que terão mais de 700 vagas e que vão capacitar pessoas dos municípios do Piauí.
A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, explicou que o Cadastro Único é a porta de entrada para os programas sociais, sendo pré-requisito para participação em mais de 30 programas e serviços. E que é importante a capacitação para os técnicos e servidores, pois o cadastro é feito nos CRAS, os Centros de Referência da Assistência Social nos municípios.
‘’Vão ser 30 turmas começando hoje e eles vão ter a oportunidade de fazer o treinamento completo, o treinamento prático mesmo será feito o treinamento sobre a gestão do cadastro, os sistemas que eles acessam, todas as ferramentas. Será um treinamento realmente bem completo, uma oportunidade Governo Federal retomar o Bolsa Família com pessoas capacitadas para poder melhorar o Cadastro Único’’, comentou Ivonei Dias, Superintendente Executivo de Varejo da Caixa Econômica Federal.
“Os primeiros meses do curso vão focar em pessoas que nunca fizeram o curso. A partir de junho nós vamos abrir para quem quer efetuar uma atualização’’, reforçou a superintendente de assistência social, Janaína Mapurunga. A primeira turma ainda contará com a presença dos técnicos da Sasc, Katiane Gualberto; Gerente de Transferência de Renda do Bolsa Família, Jaelton Cardoso; Coordenador Pro Social e Fernanda Soares, Coordenadora do Bolsa Família.
com informações da Ascom do governo do Piauí *