O Blog Mais Automotivo separou algumas dicas que podem ser de suma importância como forma de prevenção na manutenção veicular.
Por Afonso Alves | Publicado em 04/11/2020 às 18:40
Para algumas pessoas a manutenção veicular pode parecer algo chato ou complicado, porém é um assunto que deve ser tratada de suma importância, pois ao adquirir um veículo, você deve estar ciente que deverá manter todas as manutenções em dia, pois caso contrário o seu veículo poderá apresentar vários problemas decorrentes de outros que não foram resolvidos de imediato.
Isso é algo de grande relevância que se aprende até mesmo no curso de formação de condutores (CFC), na qual aluno recebe algumas aulas relacionadas a mecânica básica para caso aconteça alguma emergência e o veículo venha apresentar algum problema, o condutor consiga reverter a situação.
Muitas pessoas tem o habito de checar o seu veículo somente na hora de fazer uma viagem, algo que não é aconselhável. Deve-se fazer sempre uma a manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, para prevenir os desgastes de peças e até mesmo acidentes. Uma dica muito importante é você procurar um mecânico de sua confiança, pois, assim evitará de você ser de alguma forma enrolado realizando a troca de peças que talvez não tenham nada a ver com o real problema.
Em casa, você mesmo pode estar realizando um checkup de alguns itens do seu veículo, tais como, verificar os faróis, as luzes de freio e ré, luzes do painel, palhetas do limpador de para-brisa, conferir o nível de água do radiador, óleo, pneus dentre outra variedade de itens. Separamos aqui algumas dicas de manutenção que podem ser realizadas na sua própria garagem, vale ressaltar que caso você não se sinta seguro para realizar alguns procedimentos, procure um mecânico especializado.
Água do radiador
A principal função do radiador é manter a refrigeração de todo o sistema e também garantir que o propulsor fique mais frio evitando o superaquecimento e derretimento das peças, Verifique se há vazamentos, caso tenha, poderá trazer graves danos para o veículo podendo queimar as juntas, velas de ignição e em casos piores, poderá até mesmo fundir o motor.
Palhetas do limpador de para-brisas
As palhetas do limpador podem ser trocadas pelo próprio dono do veículo visto que não é algo difícil. As borrachas ressecam causando falhas, podem dificultar a visibilidade em dias de chuva e pode correr o risco de até riscar o vidro. É recomendado verificar o estado das mesmas com frequência. Ah, e não esqueça de olhar sempre o reservatório de água do limpador do para-brisa, pois a água desse reservatório ajuda na limpeza do para-brisa.
Nível de óleo no motor.
O proprietário pode está verificando o nível de óleo no moto com a ajuda de uma estopa ou algum pedaço de pano branco. Basta retirar a vareta de nível de óleo e verificar se o óleo está baixo ou normal de acordo com a marcação que se encontra na pontinha da vareta. Atente-se às características do óleo e siga as recomendações do fabricante e do manual do veículo.
Limpeza do ar condicionado.
O ar-condicionado pode acumular muito pó e bactérias, é recomendado fazer sempre que necessário a higienização das saídas de ar com produtos especializados que podem ser encontrados em lojas de acessórios veicular.
Luzes de freio
Pode ser realizado a troca das lâmpadas queimadas na sua própria garagem, basta possuir somente os equipamentos corretos, que na maioria da vezes é uma chave de fenda. O valor médio de uma lâmpada desse tipo gira em torno de R$ 4,00 a 9,00. Vale ressaltar que se aplica também a luzes de seta e de Ré.