A Companhia Porto Piauí, em parceria com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC), iniciou a elaboração de um plano de negócios para o Terminal de Uso Privado (TUP) de Luís Correia. O objetivo é avaliar o mercado e definir estratégias que aprimorem a eficiência logística do terminal, identificando oportunidades e analisando os custos logísticos de diferentes tipos de carga.
O estudo, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), busca consolidar o TUP de Luís Correia como um ponto estratégico para o setor logístico no Nordeste. Segundo Igor Pontes, diretor comercial da Porto Piauí, o plano trará clareza sobre as cargas prioritárias e ajudará na atração de parceiros comerciais.
A colaboração com o LabTrans/UFSC, um centro de pesquisa com mais de 20 anos de experiência, traz um diferencial importante ao projeto. A equipe do laboratório esteve em reuniões e visitou as obras do Porto nos dias 15 e 16 de outubro, coletando dados primários para a análise.