O Comitê Cientifico do Nordeste fez recomendações aos estados da região para que continuem com as medidas de prevenção à covid-19. A instituição orienta os governos a não relaxarem o uso de máscaras e exigir o passaporte de vacina para acesso a eventos.
“É muito importante que os Governos Estaduais mantenham as atuais medidas restritivas estabelecidas por decreto, com eventuais flexibilizações pontuais, até que a epidemia esteja controlada, com os números de novos casos e óbitos diários semelhantes aos de outras doenças. Em especial, o C4 recomenda a manutenção do uso obrigatório de máscaras nos transportes coletivos, em bares, restaurantes, hotéis, estabelecimentos comerciais e industriais, teatros e cinemas, escolas, templos religiosos, academias de ginásticas, estádios de futebol, e demais espaços onde há aglomeração de pessoas”, diz o boletim divulgado pelo Comitê.
Como reforço na segurança, o Comitê pede ainda que os estados solicitem a apresentação do passaporte de vacinação como condição para ingresso em teatros e cinemas, templos religiosos, academias de ginásticas, estádios de futebol, e outros espaços.
“Com o avanço da vacinação e a garantia da oferta de vacinas, a quase totalidade da população adulta encontra-se vacinada, pelo menos com a primeira dose. Assim o C4 recomenda que os Governos Estaduais e Municipais estabeleçam a apresentação do passaporte de vacinação”, afirma o órgão.
O Comitê recomenda ainda que, os governos realizem estudos que gerem evidência sobre as razões que uma menor parte da população não buscou a primeira dose, ou em tomando a 1ª dose não completou o esquema vacinal com a 2ª dose.
“Estas evidencias podem orientar ações que atinjam grupos que por hesitação ou dificuldades operacionais não têm completado adequadamente o esquema vacinal”, diz o documento.