Houve quedas de árvores, queda de energia e pontos de alagamento em vários locais da cidade.
Por Luis Fernando Amaranes | Publicado em 01/01/2021 às 14h06
A chuva e vento forte que atingiu Teresina na noite dessa quinta-feira (31) causaram transtornos aos teresinenses. A região da Zona Leste e Norte foram a mais prejudicadas pelo temporal. Houve quedas de árvores, pontos de alagamento e falta de energia elétrica. Ninguém ficou ferido.
A chuva na capital começou por volta das 19h00 e deixou várias regiões com falta de energia elétrica. Ventos derrubaram árvores e placas. Vários semáforos deixaram de funcionar e pontos de alagamentos foram registrados em ruas e avenidas da cidade.
As áreas mais críticas foram os bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico, região da UFPI e parte da BR 343, na zona Leste. Na zona Norte, os bairros Aeroporto e Água Mineral foram os mais atingidos.
Na Zona Norte, na Avenida Duque Caxias, no bairro Buenos Aires, ocorreu a queda de uma árvore em uma residência abandonada. Com a queda, vários motoristas tiveram dificuldades em trafegar pela pista. Até o momento, a árvore se encontra no local. Ninguém ficou feriado.
Na Zona Leste, na Avenida Presidente Kennedy, no Bairro Morros, houve também queda de uma árvore, parte da avenida ficou interditada. Vários motoristas tiveram que optar por outros caminhos.
Na mesma região, em um estabelecimento localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, a vidraçaria da fachada do restaurante desabou. O local teve parte de sua estrutura destruídas em decorrência dos fortes ventos.
Falta de energia elétrica
Por conta do forte temporal na cidade, foram afetados o sistema elétrico, deixando os moradores do Bairro Vila São Francisco, na Zona Norte de Teresina, sem energia elétrica por mais de 12 horas, por exemplo.
A equipe de jornalismo da Folha Expressa, procurou a Companhia Elétrica, Equatorial Piauí para esclarecer o motivo da falta de abastecimento de energia em alguns bairros da cidade.
Em nota divulgada, a Equatorial afirma que o Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01). (Confira o trecho da nota na íntegra).
“O Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01), mesmo em condições climáticas adversas. Até o início da manhã, cerca de 85% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido”.
As principais ocorrências que afetaram o sistema elétrico se relacionam à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia.
Limpeza na cidade
O novo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), determinou às empresas responsáveis pela limpeza pública da cidade, que atuem de maneira urgente para reparar os danos causados pela forte chuva da noite de ontem.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Edmilson Ferreira, entrou em contato com as respectivas SDUs para que procedam com as equipes de plantão na remoção de lixo e desobstrução de vias que estejam bloqueadas em virtude de queda de árvores.
Confira o trecho da nota divulgada:
“A Equatorial Piauí esclarece que, devidos aos fortes ventos e chuva com descargas que atingiu Teresina na noite dessa quinta-feira (31), foram registrados muitos estragos na cidade e à rede da Distribuidora, impactando o fornecimento de energia a alguns bairros da capital.
As principais ocorrências que afetaram o sistema elétrico se relacionam à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia, como postes, cruzetas, isoladores e condutores. Essa categoria de ocorrências demanda um maior tempo de restabelecimento, considerando a complexidade dos serviços.
O Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01), mesmo em condições climáticas adversas. Até o início da manhã, cerca de 85% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido.
Em função da complexidade dos danos causados, ainda há registro de problemas em alguns bairros. Para esses casos, a Equatorial já mobilizou equipes especializadas para atuação em rede energizada, corte e liberação de acessos de vias e de redes elétricas atingidas por quedas de árvores de grande porte.
Com o plano operacional de final de ano e devido as ocorrências, a Equatorial reforçou a estrutura de campo, do Centro de Operações Integradas e central 0800 086 0800, para melhor gestão das ocorrências e direcionamento assertivo das equipes de atendimento”.
Discussão sobre este post