Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) ocorrida nesta terça-feira (4), o projeto de lei proposto pelo deputado Dr. Thales Coelho (Progressistas), que propõe o transporte público gratuito para pessoas vivendo com HIV, recebeu aprovação.
Sob relatoria do parlamentar Gustavo Neiva (Progressistas), a matéria busca oferecer uma carteira de passe livre aos beneficiários, possibilitando o acesso gratuito a diversos meios de transporte, como ônibus intermunicipais, metrô, trens, vans e micro-ônibus. Para se cadastrar, os indivíduos com HIV precisarão apresentar um laudo médico, documento de identificação e comprovante de residência no estado do Piauí.
O projeto enfatiza que a concessão dessa gratuidade tem como objetivo principal promover maior acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas vivendo com HIV. Ao facilitar o acesso regular a serviços de saúde, incluindo consultas médicas, tratamentos e exames de rotina, espera-se contribuir para o melhor gerenciamento da condição de HIV e para a melhoria do bem-estar dos beneficiários.