Esse tipo de medicamento tem seu consumo proibido no Brasil pela ANVISA e o porte pode ser considerado consumo de droga.
Por Suzana Moreno | Publicado em 27/11/2020 às 16H16
A atuação ocorreu na cidade de Bom Jesus, localizada à 635 quilômetros de Teresina, o homem de 38 anos que conduzia uma carreta, modelo (VOLVO/FH 440 4X2T) na madrugada de hoje (27), quando foi abordado pelos agentes da Policia Rodoviária Federal (PRF) na altura da BR 135, transportando 19 unidades de comprimidos de medicamento Nobésio Extra Forte em dois frascos distintos, remédios utilizados pelos motoristas como inibidor de sono.
De acordo com informações da PRF, o fato ocorreu durante fiscalização de rotina, ao ver a viatura o motorista teria parado no acostamento, desconfiados da ação os policiais abordaram motorista, que parecia bastante nervoso, durante a vistoria do veiculo no interior da cabine da carreta os medicamentos foram encontrados, utilizados por caminhoneiros para inibir o sono e consequentemente dirigir por mais tempo e longas distâncias.
Conhecido comumente “rebite”, derivada de anfetaminas que estimula o sistema nervoso central fazendo com que ele tenha um ritmo mais acelerado de trabalho, é uma droga sintética, ou seja, são produzidas em laboratório, muitos motoristas usam as anfetaminas para criar mais resistência, e dirigir por mais tempo e por longas distancias.
Após constatação do ato foi lavrado o termo circunstancial por descumprimento do Art. 28 da Lei. 11.343/06 Porte de droga para consumo (Consumado) e encaminhado Juizado Especial Criminal na comarca de Bom Jesus para os procedimentos necessários. O condutor se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial referente à prática delituosa.
Discussão sobre este post