Após a morte da médica pediatra Laysa Lira, que faleceu 13 dias após a morte de seu filho de 5 anos, ambos suspeitos de dengue hemorrágica, o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), pontuou na Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (21), sobre o aumento dos casos de dengue que têm atingido a capital piauiense nas últimas semanas.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, em 2024, 10 pessoas morreram em todo o Piauí vítimas da dengue. Outros 5.851 casos da doença foram confirmados ao longo do ano em todo o Piauí, a maioria no Sul do Estado.
O vereador, pontuou como as principais causas do aumento de casos na capital, a baixa cobertura vacinal disponibilizada na rede pública de Saúde, a falta de ações preventivas por parte da Prefeitura. “A quantidade de vacinas que chegou para dengue é muito pequena. Não foi feito o que nós, enquanto gestores da gestão passada fizemos, da quantidade de mutirões de limpeza que o prefeito Firmino Filho coordenava na cidade de Teresina. Também tem a questão da falta de coordenação desses agentes de endemias”. Ressaltou Aluísio.