A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças nas regras de financiamento de imóveis a partir desta sexta-feira (1º), aplicáveis a imóveis com valores a partir de R$ 1,5 milhão. Entre as alterações, está a exigência de um valor de entrada maior dos compradores.
Para financiamentos que utilizam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), o limite de valor de avaliação ou de compra e venda será fixado em R$ 1,5 milhão. Antes, não havia uma restrição de valor. Além disso, os clientes não poderão ter outro financiamento habitacional ativo com a Caixa.
As novas regras também reduzem o percentual que o banco financia pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) e pela Tabela Price, o que resulta em um aumento no valor de entrada. Com o SAC, será possível financiar até 70% do valor do imóvel, enquanto anteriormente o limite era de 80%. Na Tabela Price, o teto passa de 70% para 50%.
Essas mudanças, contudo, não afetam unidades habitacionais associadas a empreendimentos já financiados pelo banco, que manterão as condições atuais, conforme informou a Caixa.