Para reforçar a conscientização sobre a prevenção ao câncer, alunos realizam triagem com animais de rua.
Por Redação Folha Expressa | Publicado em 23/12/2020 às 16h09
Durante os meses de outubro e novembro, as atenções se voltam ao movimento de orientação e prevenção do câncer de mama e próstata, doenças que mais matam homens e mulher mundialmente. A informação é do Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2019.
A campanha segue também pelo mundo dos PET’s. Desta forma, o coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina, Gerson Tavares, explica sobre a importância dessa prevenção com cães e gatos de ambos os sexos.
“É essencial observar a saúde dos seus animais domésticos. Pela conveniência do novembro azul, reforçamos uma ação que é feita mensalmente pelos alunos do curso, que é a avaliação e castração de animais que estão em situação de rua, intervenção que reduz a probabilidade de câncer de mama e próstata”, comenta Gerson.
A ação foi reforçada nos meses de outubro até o final de novembro, retornando na primeira quinzena de dezembro, quando a equipe fez uma nova triagem com animais abandonados. Pelo alto índice de abandono, o professor Gerson orienta a equipe a não divulgar os locais escolhidos para triagem.
“O projeto é contínuo e, por isso, recebemos doações e realizamos parceria para que os animais sejam castrados e colocados para adoção, sempre com acompanhamento dos discentes do Centro Universitário durante todo o processo. Não divulgamos o local antes, porque muitas pessoas abandonam, justamente por saberem da ação”, finaliza o professor Gerson Tavares.
A Liga de Medicina Veterinária do Centro Universitário disponibiliza encartes visando conscientizar a população da importância da castração, dos cuidados preventivos com o animal e de consultas regulares, além de amostra de ração. Outras informações pelo contato (86) 99467-9770.