Nessa sexta-feira (10), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí chegou à cidade de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para auxiliar nas operações de resgate e assistência em meio aos desafios causados pelas fortes chuvas e inundações na região.
Designados pelo gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), os dez bombeiros militares do CBMEPI juntaram-se aos esforços locais, concentrando-se inicialmente no município de São Leopoldo, que ainda enfrenta graves problemas decorrentes das enchentes, mesmo com a diminuição do nível das águas do Rio dos Sinos.
“A chegada de nossa equipe foi tranquila, e desde as primeiras horas deste sábado, estamos nas ruas de São Leopoldo, em colaboração com a guarda nacional, realizando patrulhamento e buscas por possíveis sobreviventes”, declarou o comandante da operação, capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Arlindo Júnior.
No bairro Santos Dumont, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí já estão envolvidas em ações de assistência humanitária desde a manhã deste sábado. Utilizando suas embarcações, os militares distribuem água e cestas básicas e estão prontos para realizar resgates e salvamentos, conforme necessário.
Além do efetivo de dez bombeiros militares, foram disponibilizados dois veículos pick-ups equipados com materiais de resgate e salvamento, incluindo boias, coletes, cordas, barcos e ferramentas. Uma pick-up de apoio e dois barcos também foram enviados para auxiliar nas operações de socorro em São Leopoldo.