A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (16), no Povoado Cacimba Velha, na Zona Rural de Teresina.
Por Luis Fernando Amaranes e Kryssyno Oliveira | Publicado em 16/12/2020 às 16H39
Uma bebê de apenas 17 dias, foi salva pela Guarda Civil Municipal depois de engasgar por possível resto de parto. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), no Povoado Cacimba Velha, na Zona Rural de Teresina.
Em entrevista à Folha Expressa, o guarda municipal, Júnior Brito, conta que fazia ronda pela região quando foi parado pela mãe da criança. Nervosa, a mulher relatou que a filha havia engasgada, possivelmente por resto de parto.
“Estávamos fazendo diligência na região, quando fomos parados por moradores. Como eu tenho mais experiência, tentei salvá-la. Tentei manter a calma e pôr em prática o que aprendemos. O bebê estava com as vias aéreas obstruídas sem respirar, como ela era muito pequenina, não podíamos apertá-la. Só coloquei na posição virada e a gravidade fez o resto e acabou saindo todo o líquido. Sou formado em educação física e tenho especialização na área. Foi muito tenso, mas conseguimos”, explicou o guarda.
Depois da ação, a criança e a mãe foram levadas para a Maternidade do Bairro Satélite, pela Guarda Civil Municipal. “Depois dos primeiros socorros, a bebê voltou a respirar normalmente. Então, resolvemos encaminhá-la para a maternidade do Satélite para que pudesse ser atendida. O nosso sentimento é de gratificação por ter salvado a bebê.
Confira o vídeo na íntegra:
Discussão sobre este post