A Águas de Teresina informou através de uma nota, que no próximo domingo (16), 80% da cidade de Teresina ficará sem o fornecimento de água devido a uma manutenção no sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA-Sul), a partir de meio dia.
Devido as várias intervenções complexas que serão realizadas, 80% da cidade de Teresina irá ficar sem abastecimento das 12h às 0h do dia 16 de maio. Segundo a Águas de Teresina, a empresa estava aguardando o período mais apropriado para realizar o serviço, e recomenta a população reserve água e utilize o recurso de forma moderada durante o período, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas da cidade.
BAIRROS QUE NÃO SERÃO ATINGIDOS:
Parque Brasil, Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Leonel Brizola, Parque Wall Ferraz, Dilma Russef, Edgar Gayoso, Aroeiras, Meio Norte, Parque Firmino Filho, Vale do Gavião, Bom Principio, Todos os Santos, Arvores Verdes, Teresina Sul, Bosque Sul, Torquato Neto.
De acordo com a empresa, a parada programada tem como objetivo promover melhorias no sistema de abastecimento, que inclui: obras de modernização das instalações elétricas da unidade, implantação de novos painéis de acionamentos, manutenção no sistema de proteção hidráulica da adutora de água Tratada da ETA, bem como melhorias na rede de abastecimento de água, com a implantação de novas válvulas para manutenção de rede e a instalação de um novo sistema de bombeamento do Jóquei para o Planalto Uruguai.
Ainda segundo a Águas de Teresina, o trabalho faz parte do plano de requalificação e modernização do sistema de abastecimento da capital, com o objetivo de otimizar a distribuição de água tratada e reduzir desperdícios. Nos três primeiros anos de atuação, a empresa já conseguiu reduzir de 64,1% para 43,94% as perdas de água tratada. A meta contratual é chegar aos 25% até 2027.