Moradores das regiões atingidas reclamam do longo tempo pela sem energia e pelos transtornos.
Por Suzana Moreno | Publicado em 02/12/2021 às 15h48
A noite de réveillon em Teresina não foi fácil, após a forte chuva que caiu sobre a cidade na noite da última quinta-feira (31), causou grandes transtornos como queda de árvores e postes, tetos de casas e estabelecimentos comerciais arrancados, pontos de alagamentos em algumas regiões, e claro, o pior de todos, a falta de energia elétrica, principalmente na Zona Leste e Norte da capital, causada por quedas de árvores que caíram sobre e rede elétrica e que até hoje (02), segundo dia do ano, ainda continua.
A equipe de jornalismo da Folha Expressa procurou a Companhia Equatorial Piauí, responsável pela distribuição de energia no estado. Em nota, a concessionária esclareceu que todos os transtornos causados pela chuva e por descargas elétricas na noite do dia 31 de dezembro, ocasionou a queda de energia em alguns bairros.
“As principais ocorrências que afetaram o sistema elétrico se relacionam à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia, como postes, cruzetas, isoladores e condutores. Essa categoria de ocorrências demanda um maior tempo de restabelecimento, considerando a complexidade dos serviços. As zonas Leste e Norte tiveram bairros atingidos com interrupção do fornecimento. As áreas mais críticas foram os bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico, região da UFPI e parte da BR 343, na zona Leste. Na zona Norte, os bairros Aeroporto e Água Mineral foram os mais atingidos”.(Trecho da nota).
De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, a empresa dispôs de equipes de plantão para trabalhar e solucionar os problemas. “O Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01), mesmo em condições climáticas adversas. Até o início da manhã, cerca de 85% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido”, comunicou.
Mesmo com as equipes extras que foram disponibilizadas para solucionar os problemas, até hoje, ainda há bairros sem energia na cidade e as reclamações que não param, pois já são mais de 40 horas sem energia.
Em nova nota divulgada hoje, dessa vez de esclarecimento, a Equatorial Piauí, afirma que: “Está atuando com estrutura reforçada em campo e no Centro de Operações para reestabelecimento do fornecimento de energia para os clientes atingidos pelas ocorrências devido às chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas ocorridos na noite do dia 31 de dezembro em Teresina. No momento, 82 equipes de atendimento emergencial, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências”.
Considerando o cenário e para viabilizar o restabelecimento da energia no menor tempo possível nas áreas ainda afetadas, a Equatorial Piauí solicitou apoio da Prefeitura de Teresina e Corpo de Bombeiros para suporte na remoção de árvores de grande porte que obstruem vias ou dificultam o trabalho dos técnicos da distribuidora em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas leste e norte, onde foram verificadas as situações mais críticas.
Segundo o diretor de operações da empresa, Cosme Cesário, a previsão é que muitos bairros devem ter a energia reestabelecida ainda na madrugada ou manhã de domingo (03) e a normalidade total do fornecimento de energia está previsto para o meio-dia de amanhã.
NOTÍCIA RELACIONADA
Bairros de Teresina continuam sem energia elétrica há mais de 38 horas devido chuva
Moradores do Bairro Aeroporto ficam mais de 23 horas sem energia, após temporal
Chuva e vento forte causam transtornos e falta de energia em Teresina
Discussão sobre este post