A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, em sessão plenária, a criação da Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para a Produção de Hidrogênio Verde, proposta pelo deputado.
O deputado Rubens Vieira prevê que até 2035, mais de 60 mil empregos serão criados no Piauí com o desenvolvimento da cadeia produtiva de Hidrogênio Verde. Ele destacou que o objetivo do projeto de lei é preparar a mão de obra local para atender à demanda crescente desse setor de energia renovável. De acordo com estimativas do Governo do Estado, as obras relacionadas à produção de Hidrogênio Verde no Piauí devem gerar, até 2027, mais de 10 mil empregos, com a expectativa de que esse número ultrapasse 60 mil postos de trabalho até 2035.
Na terça-feira (27), durante a reunião da Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CSEC), o deputado Dr. Vinícius Nascimento (PT) elogiou a proposta, destacando que ela está alinhada com a política educacional do governo estadual, que foca no futuro e nas energias renováveis. Ele enfatizou a importância de qualificar a força de trabalho para ocupar as novas vagas que surgirão.
O projeto também inclui ações voltadas para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico no campo do Hidrogênio Verde, além de promover estudos e buscar parcerias para fortalecer e expandir a oferta de cursos técnicos e superiores relacionados a essa área.