A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, durante votação na sessão plenária desta quarta-feira (3), a Política Estadual do Idoso, de autoria do deputado Rubens Vieira (PT). A matéria fora aprovada momentos antes na Comissão de Administração Pública e Política Social, sendo relatada pela parlamentar Simone Pereira (MDB).
Rubens Vieira diz que a Política é “fundamental por diversas razões estratégicas e sociais que visam promover a proteção, o respeito e a integração efetiva das pessoas idosas na sociedade” e tem os seguintes objetivos: garantia de direitos fundamentais; integração social e combate à discriminação; promoção da autonomia; descentralização dos serviços; e fomento à participação cidadã.
“O envelhecimento populacional é um fenômeno global que também impacta o Brasil, inclusive o Estado do Piauí. A criação de uma política voltada para os direitos das pessoas idosas é crucial para lidar proativamente com as mudanças demográficas e garantir que a população idosa receba a atenção adequada em termos de serviços sociais, saúde, educação e infraestrutura”, justifica o autor.