A equipe técnica da Gerência de Controle de Qualidade de Água (GECOQ), da Agespisa, desenvolveu um dosador de cloro próprio para o tratamento da água distribuída a partir de poços. As principais vantagens do dosador são a maior facilidade operacional e o baixo custo. O equipamento vem sendo fabricado pela companhia com material adquirido no comércio local, a base de tubos e conexões em PVC.
De acordo com os técnicos da Agespisa, os testes demonstraram resultados satisfatórios, comprovando que o dosador garante água tratada com os mesmos padrões obtidos por meio de dosadores industriais, com residuais de cloro que atendem à legislação vigente.
A fase experimental do equipamento teve início em dezembro de 2023 em poços das cidades de Altos, Demerval Lobão, José de Freitas e da zona rural de Teresina. A partir dos resultados favoráveis, a empresa já está adotando o dosador em escala operacional em todo o estado.
“O sucesso do projeto permite a sua ampliação para a fase de produção em série pela empresa. O baixo custo de fabricação facilita que o equipamento chegue cada vez a mais poços dos sistemas de abastecimento”, afirmam o técnico Ricardo Quirino.
A adição de cloro à água é essencial para inativar microrganismos patogênicos, além de oxidar um grande número de substâncias orgânicas e inorgânicas, como o gás sulfídrico, ferro e manganês. Com isso, a água está apta ao consumo humano, sendo química e biologicamente potável.