Representantes do Ministério das Cidades e do Serviço Geológico do Brasil estão em Teresina para discutir o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), uma iniciativa que visa identificar e mitigar os riscos existentes no território do município.
O plano é construído em parceria com a Prefeitura de Teresina e tem como objetivo principal conhecer os riscos, priorizar investimentos em intervenções estruturais e não estruturais e aperfeiçoar o planejamento urbano.
Os bairros Mafrense, Olarias e Poti Velho foram selecionados para integrar o plano, pois estão localizados na planície de inundação do Rio Parnaíba. Um comitê foi formado para elaborar o Plano, composto por representantes de várias secretarias e instituições, incluindo a Agenda Teresina 2030, que lidera o trabalho.
Segundo Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, “no contexto da crise climática, é essencial que Teresina tenha seu PMRR. Já mapeamos os riscos no Plano de Ação Climática e o Ministério das Cidades reconheceu nosso trabalho, credenciando Teresina para receber o PMRR”, disse.
A visita dos representantes do Ministério das Cidades e do Serviço Geológico do Brasil ocorre nesta quinta (17) e sexta-feira (18) e inclui reuniões com as equipes da Prefeitura de Teresina e visitas às áreas de risco selecionadas.