O 1º Congresso Piauiense de Planejamento Sucessório reuniu, entre os dias 22 e 23 de junho, cerca de 500 pessoas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. O Congresso foi coordenado pela presidente da Comissão Especial de Direito das Sucessões do CFOAB, Advogada Isabella Paranaguá, pela Advogada Ana Letícia Arraes, coordenadora adjunta, e a Advogada Vitória Loiola, coordenadora de supervisão.
Para o Presidente da OAB-PI, Advogado Celso Barros, esse é um tema de muita importância para a sociedade e o momento atual é o melhor para discutir esse assunto. “É uma temática que está sendo muito demandada ultimamente. Exatamente porque as pessoas estão acordando para a questão do planejamento sucessório. Não tem momento melhor do que esse, aqui no Piauí, de realizarmos um evento dessa magnitude”, frisou Celso Barros.
Já a Advogada Isabella Paranaguá destacou o esforço para realizar o evento, que foi organizado em menos de um mês. Segundo a Advogada, a quantidade de pessoas que participaram do Congresso demonstra o quanto Planejamento Sucessório é uma temática que vem despertando o interesse da classe.
“Circularam 500 pessoas no nosso evento. Muito obrigado a vocês que vieram e apostaram nesse evento. Eu realmente só tenho a agradecer. No que depender de mim vocês também vão encontrar uma profissional que sempre estará tentando fazer acontecer e valorizar o Direito de Família e Sucessões no nosso Estado”, pontuou Paranaguá.
PALESTRAS, PAINÉIS E LANÇAMENTOS
No primeiro dia do “I Congresso Piauiense de Planejamento Sucessório” a palestra de abertura foi ministrada pela Conselheira Federal e Advogada, Vladia Feitosa, que discutiu sobre “A importância da escolha do regime de bens para o planejamento sucessório”, ao lado da ex-Conselheira Federal, presidente do IBDFAM-PI e Advogada, Cláudia Paranaguá.
Após esse primeiro momento, iniciou-se o primeiro painel do Congresso: Passo-a-passo das relações entre família, empresa e direito sucessório, o qual foi ministrado pela Advogada Isabella Paranaguá, coordenadora do Congresso e Conselheira Federal.
Já no segundo dia do Congresso, o responsável pela abertura foi o Advogado Felipe Lira, que ministrou a “Oficina de Holding: Holding familiar como instrumento de planejamento sucessório”. O Advogado é especialista em Direito de Família e membro efetivo do Time Holding Brasil.
Em seguida, o Advogado Alexandre Magalhães, Secretário da Comissão Nacional de Direito Societário do CFOAB e Coordenador da Pós em Direito Empresarial da ESA-PI, palestrou no painel “Morte de Sócio e seus efeitos”.
E para fechar o evento, o convidado foi o Advogado e parecerista especializado em Direito de Família e Sucessões, Conrado Paulino da Rosa, que é autor de livros sobre Direito de Família e Sucessões e membro da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Direito de Família IBDFAM – Seção Rio Grande do Sul.
Durante o evento ocorreram ainda o sorteio de brindes para os participantes e o lançamento de diversas obras jurídicas.