Após escândalos por doping a CAS (Corte Arbitral do Esporte), proibiu a Rússia de participar das Olímpiadas e da Copa do Mundo em Catar.
Por Pâmela Taís | Publicado em 18/12/2020 às 08H10
A decisão foi tomada nessa quinta-feira (17), na Suíça pela CAS (Corte Arbitral do Esporte), que não se rendeu aos apelos do governo russo e oficialmente vetou a Rússia de participar das Olimpíadas, os escândalos por doping tiveram inicio em 2015, e como consequência os russos foram banidos de todas as competições internacionais nos próximos dois anos. Porém alguns atletas russos poderão competir, mas não representando a Rússia uma vez que a mesma está proibida de participar da competição, dessa forma irão competir sob a bandeira do COI (Comitê Olímpico Internacional), mediante a aprovação nos exames antidoping. Para competir os atletas terão que comprovar que não possui nenhum envolvimento com o escândalo, ou seja, terão que comprovar que estão “limpos” para poder competir em 2021.
O COI chegou a excluir a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e de Inverno de Pyeongchang, mas deixou nas mãos das federações nacionais a decisão de executar a suspensão. No Rio, por exemplo, os competidores do atletismo não puderam usar a bandeira do país, o mesmo acontecendo com o remo. Em 2018, o país não participou de nenhuma modalidade, com os atletas, sem a bandeira russa, conquistando 17 medalhas.
O caso dos russos piorou em 2019, quando o Tribunal acusou as autoridades russas pela adulteração do banco de dados dos testes realizados em Moscou, que seriam enviados para a Wada (Agência Mundial Antidoping), que chegou a sugerir quatro anos de gancho na decisão da CAS, que optou por aplicar uma punição menor. Com a série de ordens emitidas no dia 17 de dezembro de 2020 a Rússia estará proibida de participar durantes dois anos de competições podendo voltar a ser representada apenas após 17 de dezembro de 2022.
Jogos Olímpicos
As Olimpíadas irão acontecer em Tóquio, no Japão de 23 de julho à 08 de agosto de 2021. E apesar do adiamento para 2021, o nome dos Jogos Olímpicos de Verão continuará como Tóquio 2020 e contará com 33 modalidades esportivas, com a expectativa da participação de mais de 11 mil atletas, que representarão mais de 204 países.
Discussão sobre este post