”A dificuldade toda é porque ainda não conseguiram oxigênio suficiente para trazer os pacientes para Teresina”, disse Gilberto Albuquerque.
Por Redação Folha Expressa | Publicado em 15/01/2021 ás 10:54
Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou nesta sexta-feira (15), que a capital só receberá nove dos 30 pacientes que seriam encaminhados de Manaus. ”Como há grande necessidade de oxigênio para Manaus e a distância para Teresina é grande, o Ministério preferiu deslocar para cidades mais próximas”, disse Gilberto.
A aeronave partiu às 10:00 e a previsão de chegada é por volta do meio-dia desta sexta-feira (15). Segundo Gilberto Albuquerque, presidente da FMS de Teresina, a mesma aeronave que trará os pacientes, retornará a Manaus, com cilindros de oxigênio recarregados, para ajudar a capital amazonense no suporte aos pacientes.
“No nosso último contato com o Ministério da Saúde, das 30 vagas ofertadas pelo HU, os pacientes que precisarão vir são apenas nove, porque outras cidades mais próximas também ofereceram vagas. Como há grande necessidade de oxigênio para Manaus e a distância para Teresina é grande, o Ministério preferiu deslocar para cidades mais próximas. Mas há esses nove pacientes que devem chegar em Teresina por volta de meio-dia. A dificuldade toda é porque ainda não conseguiram oxigênio suficiente para trazer pacientes para Teresina”, disse Gilberto Albuquerque.
A FMS informou que as equipes responsáveis por receber os pacientes estão prontas. São uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico, que irão transportar os pacientes até o HU.