A professora Nadir Nogueira foi nomeada nesta quarta-feira (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como a nova reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A notícia da nomeação, que foi publicada na edição do Diário Oficial da União, confirma Nadir como a primeira mulher eleita para liderar a instituição, após ser indicada como primeira colocada na lista tríplice definida pelo Conselho Universitário (Consun) da UFPI.
Nadir Nogueira assumirá o cargo no dia 21 de novembro de 2024, para um mandato de quatro anos, ao lado do vice-reitor Edmilson Moura, substituindo o atual reitor, professor Gildásio Guedes, que esteve à frente da universidade desde 2020. A nova gestão terá o compromisso de continuar o desenvolvimento da instituição, com metas focadas em fortalecer a qualidade acadêmica e ampliar o acesso ao ensino superior.
Com uma trajetória consolidada na UFPI, Nadir já ocupou por duas vezes o cargo de vice-reitora, entre 2012 e 2020, durante a gestão do ex-reitor Arimatéia Lopes. Em uma consulta acadêmica realizada em maio deste ano, ela recebeu ampla preferência, superando as professoras Lívia Nery e Flávia Lorenne, que decidiram não participar da lista tríplice final, a qual também incluiu os professores Jacqueline Dourado e Marcos Antônio Tavares.