Encerram neste domingo (27), as inscrições para o vestibular 2025.1 do Instituto Federal do Piauí (IFPI) com a oferta de 2.740 vagas em 70 cursos superiores, distribuídos em 19 campi do estado. Com uma taxa de inscrição de R$ 40,00, e traz a inclusão de sete novos cursos, como o Bacharelado em Engenharia Agronômica e Administração em diferentes localidades.
Entre os destaques, estão os cursos de Tecnologia em Marketing, em Teresina, e Tecnologia em Sistemas para a Internet, no campus de São Raimundo Nonato. O IFPI implementou uma medida inovadora, permitindo que candidatos se inscrevam para um campus e realizem a prova em outra cidade, facilitando o acesso e a participação dos estudantes. O pró-reitor de ensino, Odimógenes Lopes, ressaltou a importância dessa mudança para evitar deslocamentos desnecessários.
Além das novidades nos cursos, a edição 2025.1 do vestibular adota as novas regras da lei de cotas, garantindo reservas de vagas para quilombolas que completaram o ensino médio em escolas públicas. As mudanças visam promover maior inclusão e representatividade no processo seletivo, adaptando-se às necessidades da população local.
Após 13 anos utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Enem, o IFPI optou por realizar seu próprio vestibular a partir de 2023, com a intenção de regionalizar e aprimorar o preenchimento das vagas. Na última edição, mais de 12 mil candidatos disputaram as vagas oferecidas.