O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso do governo em elevar a qualidade da educação pública como forma de atrair a classe média de volta para as escolas públicas. Durante cerimônia no Palácio do Planalto na última terça-feira (28), Lula destacou os resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e as metas estabelecidas para os próximos anos.
De acordo com dados do Ministério da Educação, o Brasil recuperou o nível de alfabetização pré-pandemia, atingindo as metas estabelecidas para 2023. Em 2019, 55% dos estudantes na rede pública estavam alfabetizados, mas esse número caiu para 36% em 2021 devido à pandemia. No entanto, em 2023, o índice retornou para 56%.
Para os próximos anos, o governo estabeleceu metas ambiciosas de alfabetização: 60% das crianças brasileiras em 2024, 64% em 2025 e 67% em 2026, com crescimento contínuo nos anos seguintes até superar os 80% a partir de 2030.
O presidente ressaltou a importância de alcançar 100% de alfabetização, destacando que o compromisso atual é um passo positivo, mas ainda há muito a ser feito. Lula enfatizou que a qualidade da educação é essencial para atrair a classe média de volta para as escolas públicas.
Ele lembrou que as escolas públicas costumavam oferecer uma qualidade extraordinária quando atendiam a poucos, mas após a universalização do ensino, uma parte da sociedade migrou para as escolas particulares devido à percepção de falta de qualidade na educação pública.
Lula enfatizou que a chave para trazer a classe média de volta é melhorar a qualidade da educação. Ele afirmou que quando isso acontecer, as famílias de classe média preferirão colocar seus filhos em escolas públicas de qualidade em vez de escolas particulares.
O compromisso do governo é garantir que as escolas públicas ofereçam uma educação de alta qualidade, capaz de competir com as instituições privadas e proporcionar um ambiente educacional inclusivo e eficaz para todos os estudantes.