O Banco Central tornou obrigatório, esta semana o serviço de Pix Agendado Recorrente em todas as instituições financeiras do país, que permite programar pagamentos automáticos para a mesma data todos os meses. O sérvio deve agora ser oferecida por todos os bancos e fintechs, conforme determinação oficializada em resolução publicada no fim de 2023 e atualizada em julho deste ano.
Com a novidade, usuários poderão agendar repasses mensais de valores fixos tanto para pessoas físicas quanto para empresas e autônomos com CNPJ.O recurso é útil para pagamentos de serviços recorrentes, como mensalidades e assinaturas, que passam a cair na conta do recebedor na data especificada.
O Pix Agendado Recorrente já estava disponível em algumas instituições financeiras, mas era oferecido de forma opcional. Agora, as instituições devem programar o serviço obrigatoriamente, facilitando o controle de pagamentos para o usuário.
Para utilizar a modalidade, o cliente precisa informar os dados de pagamento no momento do cadastro, definindo o valor e a periodicidade da transferência automática.
Com informações da Agência Brasil.