O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deste ano deverão ser convergidos até o fim do ano, de acordo com a afirmativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em que averiguou a soma traçada para o ano.
Analistas do mercado financeiro questionados pelo Banco Central (BC) no Relatório Focus informam que PIB deve ser elevado de 1,20% em 2023.
A análise para o próximo ano é a expansão da economia no país passou a ser de 1,38% para 1,3%. Já em 2025, a projeção é em 1,70%. O ministério da Fazendo, projeta que o crescimento fixa em 1,9% neste ano.
Haddad, disse que o governo federal está positivo em relação aos estudos realizados sobre os anos.
“O Focus vai ficando otimista ao longo do ano, passou de 1,0% para 1,2%, de 0,9% para 1,0%, vai crescendo. Você poderia, por exemplo, consultar as projeções do Bradesco, que já estão em 1,8%, do Itaú, que já estão em 1,4%. O Focus é uma pesquisa, mas tem muita gente fazendo conta. Aqui nossa equipe é de técnicos de carreira, não tem questão política, eles fazem com base em projeção técnica, tem um sistema de projeção que eles seguem de muito tempo”, disse Haddad.
O ministro ressalta ainda que, em meio as estratégias do governo sobre as expectativas podem acabar sendo negativas ao longo dos períodos. “Eu acho que nós estamos mais próximos dos números mais otimistas da economia, entendeu? Mas enfim, economia às vezes surpreende para bem, às vezes não, mas eu penso que nós vamos ter uma convergência de números ao longo do ano”, concluiu o ministro.