Segundo o senador, durante o governo Bolsonaro já foram construídos mais de 400 km de BRs, em obras que geram muitos empregos e renda para os piauienses.
Quase 20 grandes obras de infraestrutura estão em execução nas estradas federais do Piauí. Juntas, elas garantem quase 1800 empregos diretos. Boa parte deste conjunto de obras tem à frente o senador Elmano Férrer (PP/PI), que atua para viabilizar a ampliação da infraestrutura do Estado, com destaque para as áreas de transporte e logística. Segundo o senador, durante o governo Bolsonaro já foram construídos mais de 400 km de BRs, em obras que geram muitos empregos e renda para os piauienses.
“Somente o trecho federal de duplicação da BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão, gera 140 empregos diretos”, informa Elmano Férrer, que destinou R$ 47 milhões para esta obra. Já no Contorno Rodoviário de Teresina, outra obra viabilizada pelo senador e que representa a maior intervenção de mobilidade urbana na história da capital, são gerados mais 122 empregos. “Tem outras ações do Contorno Rodoviário, como o rebaixamento da Av. João XXIII, na altura da Ladeira do Uruguai, que ainda nem foram iniciadas. Portanto, dentro deste projeto, mais empregos ainda estão a caminho”, avisa Elmano.
O parlamentar enfatiza que outras ações federais em execução no Estado oferecem ainda mais oportunidades de trabalho. Conforme Elmano Férrer, o conjunto de obras da BR-235, que inclui o asfaltamento do trecho entre Caracol e Bom Jesus e a construção da ponte estaiada ligando Santa Filomena (PI) a Alto Parnaíba (MA), garante mais 495 empregos. “Só na construção da ponte estaiada tem 155 trabalhadores envolvidos, sendo que a grande maioria é daquela região”, comemora o senador.
Segundo Elmano Férrer, mais 295 empregos são gerados na BR-135 (‘Rodovia da Soja’). “São trabalhadores que fazem a manutenção da estrada nos trechos de Eliseu Martins a Jerumenha e de Eliseu Martins a Bom Jesus. Estes trabalhadores também realizam o alargamento de outros dois trechos desta BR: um entre Gilbués e Bom Jesus, outro que se estende de Gilbués até a divisa com a Bahia. Após concluídas, estas obras vão facilitar o escoamento dos grãos produzidos nos cerrados e criar novas oportunidades de trabalho”, explica o parlamentar.
Entre as várias obras que mais empregam no Piauí, o senador também inclui a pavimentação asfáltica da BR-222, entre Piripiri e Batalha (150 trabalhadores), e a restauração da BR-343, entre Teresina e Piripiri, que envolve 326 trabalhadores. “O Governo Bolsonaro investiu cerca de R$ 1 bilhão no Piauí apenas em infraestrutura, transformando o estado em um grande canteiro de obras. São investimentos que geram muitas riquezas para os piauienses”, avalia Elmano.
Ritmo acelerado
As obras realizadas nas BRs que cortam o estado são de responsabilidade do Dnit/PI. Conforme Ribamar Bastos, superintendente do órgão no Piauí, estas obras também se destacam pela celeridade. Algumas, segundo ele, serão entregues antes do prazo previsto inicialmente, entre elas, a ponte estaiada de Santa Filomena, que deve ser inaugurada em março com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura.
Enquanto um projeto federal é concluído, outro está prestes a começar: na semana passada, o senador Elmano Férrer anunciou a construção de uma nova ponte ligando o Piauí ao Maranhão, entre os municípios de Ribeiro Gonçalves (PI) e Tasso Fragoso (MA), na BR-330. “Com esta ponte, os produtores da região vão deixar de depender de balsas para atravessar o Rio Parnaíba. Assim, vai ficar bem mais rápido e barato escoar a produção dos nossos cerrados”, prevê o senador.