Os números apresentam alta desde o início da pandemia.
Por Redação Folha Expressa | Publicado em 07/12/2020 às 10H13
Com a necessidade de reforçar os cuidados com a saúde, as pessoas estão recorrendo cada vez mais ao uso do cartão de crédito para efetuar a compra de bens e produtos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro semestre de 2020 as compras realizadas com o cartão de crédito apresentaram um crescimento de 3%, quando comparado ao mesmo período de 2019. Isso significa que os brasileiros injetaram na economia quase R$ 540,4 bilhões por meio do uso desta plataforma de compra.
Vera Claudino Mello, diretora da Credi-Shop, explica que devido ao momento de pandemia a tendência é que as pessoas passem a utilizar o cartão cada vez mais e ele ganhe como principal forma de pagamento nos próximos meses.
“A pandemia do novo coronavírus veio para mudar muitas coisas, entre elas as formas com as pessoas gerenciam seu dinheiro. Antes, algumas pessoas preferiam usar dinheiro em espécie, mas agora com a Covid-19 o número de pessoas que utilizam o cartão vem aumento devido às necessidades de cuidados especiais com a saúde, uma vez que a plataforma é de uso pessoal e acaba contribuindo nesse aspecto. Além disso, oferece vantagens como parcelamento, segurança e praticidade aos consumidores”, destacou a diretora.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que aproximadamente 52 milhões usam o cartão de crédito como principal forma de pagamento na hora de adquirir bens e produtos.
“Em virtude dos cuidados com a saúde, tenho evitado utilizar dinheiro em espécie e preferido fazer uso do cartão de crédito para efetuar minhas compras. Já fazia uso da plataforma e, agora com a pandemia, passei a utilizar o cartão com mais frequência por ser de uso pessoal”, afirmou o professor Pedro Lima.
Discussão sobre este post