A partir de novembro, entram em vigor as novas regras da Caixa Econômica Federal para financiamento de imóveis com valor de até R$ 1,5 milhão. As alterações exigirão que os compradores ofereçam uma entrada de pelo menos 30% do valor do imóvel.
De acordo com a Caixa, os financiamentos realizados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) serão limitados a imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão. Além disso, haverá restrições para clientes que já possuem outro financiamento habitacional ativo no banco.
A partir de 1º de novembro, a Caixa financiará até 70% do valor do imóvel para contratos feitos pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Anteriormente, a instituição permitia o financiamento de até 80% do valor. No sistema Price, o financiamento será reduzido para 50%, o que aumenta o valor da entrada necessária para a compra.
Em nota, a Caixa afirmou que as novas medidas visam ampliar a demanda por financiamentos habitacionais. “A Caixa estuda constantemente medidas que ampliem o atendimento da demanda por financiamentos, discutindo novas soluções junto ao mercado e ao governo para a expansão do crédito imobiliário no país.”