Raylena Alencar, secretária-geral da OAB Piauí, desde a infância já se encantava com o mundo jurídico através de leituras, filmes ou notícias de TV. “Meu amor pelo Direito vem desde criança, aos nove anos de idade eu já falava que queria ser advogada. E o despertar disso foi algo natural, algo encantador.”
Neta de lavradores e filha de professores, ela acredita que exercer a advocacia é uma grande missão que, desde o início, foi apoiada pela família. Estudiosa desde pequena, os palcos e bastidores que com o tempo ocupou, fizeram com que ela conhecesse uma realidade coletiva de desigualdade entre os sexos.
Como mulher e advogada, Raylena afirma que há muito para evoluir, pois diversos tabus ainda precisam ser quebrados. “Já evoluímos muito, e eu sempre digo para as mulheres: busquem a sua própria história com suas próprias lutas, com seu próprio empenho. Nossa maior bandeira é levar a força, a garra e a coragem de enfrentar todos os desafios de cabeça erguida. Sempre, em toda história, foi mostrado que nós somos capazes”.
Uma das secretárias-gerais mulheres mais jovens do Brasil, Raylena concorda que tem uma grande responsabilidade e que tem como objetivo possibilitar à jovem advocacia ter vez e voz.
“A jovem advocacia está preparada para ocupar os mais diversos cargos da Ordem dos Advogados e das demais searas do Direito; e é com esse espírito que eu tenho uma missão à frente da OAB: a de servir toda a classe, dos advogadas e os advogadas de norte a sul do Piauí. Cada vez mais precisamos de uma Ordem que continue ativa, que continue defendendo os interesses da advocacia piauiense”.
Durante a graduação, Raylena obteve experiências em escritórios e na Defensoria Pública do Piauí. Atualmente, atua como advogada especialista em Direito Previdenciário e em Direito do Trabalho, além de ocupar o cargo na diretoria. “Nunca imaginava antes participar da direção da ordem. Não foi uma meta estabelecida, foi uma construção através de doação de tempo, em razão de um trabalho maior, o trabalho de ajudar a classe dos advogados”.
Para os jovens que estão em início de carreira, Raylena Alencar pontua que é importante que eles nunca desistam dos objetivos, dos seus sonhos, da luta e de acreditar na advocacia. Para reforçar isso, ela destaca uma mensagem dita por Michelle Obama. “Uma das lições com as quais eu cresci foi a de sempre permanecer verdadeiro consigo mesmo e nunca deixar que as palavras de alguém distraia você dos seus objetivos”. E um versículo bíblico que diz: “não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajosa! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.