Uma pesquisa divulgada na última quarta-feira (17), feita pelo Instituto Opinar, afirma que o candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB-PI) Raimundo Júnior lidera as pesquisas de intenção de voto. Porém, dados obtidos com exclusividade apontam uma ligação entre o dono do instituto e integrantes da chapa 01. Grupos da advocacia acreditam que essa é mais uma pesquisa forjada pelo grupo numa tentativa de projetar uma imagem vitoriosa às vésperas da eleições.
Documentos revelam que o dono do Instituto Opinar, empresário Rodrigo Melo, é sócio da irmã gêmea da esposa do advogado Pedro Henrique, que é candidato a tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), na chapa de Raimundo Júnior. Dessa forma, a isenção do instituto, para realizar a pesquisa, fica prejudicada, já que os donos podem obter benefícios se o aliado Pedro Henrique, conquistar a eleição e passar a ocupar mais um espaço de poder.
Não é a primeira vez que questionam a credibilidade das pesquisas que colocam Raimundo Júnior em primeiro lugar na disputa.
LÍDER EM INSTITUTO QUE NÃO TEM AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAR
A pesquisa de intenção de voto divulgada na última segunda-feira (15), feita pelo Instituto Merita, onde o advogado Raimundo Júnior aparece em primeiro lugar na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB-PI), não possui registros em órgãos competentes. De acordo com dados da Receita Federal, o instituto não tem autorização para funcionar e realizar pesquisas.
O Instituto recebe o nome empresarial ‘Merita comércio e serviços LTDA’ e possui CNPJ 09116552/0001-34. O site da Receita Federal revela através da emissão do comprovante de inscrição e de situação cadastral que a empresa está ‘inapta’ a funcionar por omitir o envio de declarações aos órgãos responsáveis.
Sem a regularização na documentação, a empresa está impedida legalmente de continuar atuando no mercado. O envio de declarações é uma obrigatoriedade exigida pela Receita Federal para que a fiscalização contábil e fiscal possa ser executada.
CELSO BARROS LIDERA ISOLADO AS PESQUISAS REGISTRADAS
Segundo os números do Instituto Pontuar, a chapa de 03 de Barros lidera com 36,4 %, na estimulada. De acordo com o Atualizar, a vantagem é ainda maior e chega aos 37,6% das intenções de voto.
Desde o início do pleito, os institutos de pesquisa trazem a chapa 03 como favorita na disputa pela presidência da OAB-PI. A contratação e divulgação de institutos de pesquisa irregulares podem trazer danos a todo o processo eleitoral, além de confundir a visão do eleitorado com dados e números sem credibilidade.