O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta quinta-feira (4), o primeiro teste nacional para o Censo Demográfico 2022. A coleta em campo se estenderá até meados de dezembro nas 27 unidades da Federação. Cerca de 250 recenseadores testarão a eficiência dos sistemas e equipamentos digitais de coleta, assim como os protocolos sanitários, entre outras questões envolvidas no levantamento.
“Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE seguirão todos os protocolos sanitários contra a covid-19, como o uso de máscara e a higienização das mãos e dos equipamentos com álcool em gel”, afirmou o órgão estatístico, em nota.
Entre as inovações tecnológicas que serão testadas estão o uso de dispositivos móveis na coleta com transmissão de informações via 3G e 4G, criptografia de dados, adoção de armazenamento em nuvem e emprego de banco de dados de alto desempenho.
“Isso reduz o risco de sobrecargas e possibilita uma gestão plena do trabalho de campo por parte dos administradores do IBGE, que poderão proceder eventuais correções operacionais e acompanhar os deslocamentos diários dos recenseadores por todo o território nacional, diretamente da sede do IBGE”, afirmou o órgão.