A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Pi), Secção Piauí, por meio da Comissão Eleitoral marcou para este sábado (06), a votação da Lista Sêxtupla do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Ao todo, 18 candidatos disputam o pleito.
O processo para o preenchimento de vaga de desembargador destinada à advocacia ocorrerá das 10h até às 18h30min por meio de votação em urna eletrônica. A Comissão Eleitoral também está realizando convites para que advogados sejam mesários voluntários.
Para se inscrever, é necessário enviar uma mensagem para o e-mail [email protected], informando o interesse em participar do processo eleitoral, com o nome completo, número da OAB-PI e telefone.
O treinamento para os voluntários acontecerá na sexta-feira (05), das 10h às 12h, por meio da Plataforma Zoom. A demanda de voluntários ocorre, especialmente, nas cidades de Teresina, Barras, Campo Maior, Picos e Uruçuí.
As eleições acontecerão, simultaneamente, na sede do Conselho Seccional, em Teresina, e nas Subseções da OAB Piauí em Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença. Foram informados os procedimentos iniciais e a organização da votação.
Na primeira etapa, estarão classificados os 12 candidatos que obtiverem o maior número dos votos.
“Todos poderão participar da consulta direta, desde que estejam regularmente inscritos no Conselho Seccional até o dia 30 de setembro, e com suas obrigações estatutárias e financeiras regulares perante à OAB Piauí”, explica o Presidente da Comissão Eleitoral, Antônio Wilson.
Após ser concluída a votação, a Comissão Eleitoral publicará, no Diário Eletrônico da OAB e no site institucional, o edital com a classificação, em ordem decrescente, dos 12 candidatos mais votados na consulta direta, bem como, convocará sessão específica do Conselho Pleno para proceder à formação da lista sêxtupla.
Já na segunda fase, os conselheiros seccionais votarão a escolher seis nomes para a lista Sêxtupla. Já na terceira fase, os desembargadores do TJ-PI escolherão três nomes para a lista tríplice. Por fim, o governador Wellington Dias (PT) irá escolher qual dos três nomes será o novo desembargador do Tribunal de Justiça.
Na última quinta-feira (27), a Comissão Eleitoral realizou, juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), a conferência das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do Quinto Constitucional.
Além disso, também foi realizado o treinamento dos colaboradores da Seccional Piauí sobre os procedimentos e organização para a votação, que está prevista para acontecer no dia 06 de novembro, das 10h às 18h.
Serão usadas 62 urnas eletrônicas na eleição, sendo 43 urnas de seção e 19 de contingência. Foram conferidos os dados e as fotos dos candidatos, os quais serão usados na parametrização pela Seção do Voto Informatizado do TRE-PI.