O retorno será iniciado pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual do Piauí que retornam às aulas presenciais a partir do dia 18 de outubro. O retorno foi confirmado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), na quarta-feira (13), e será para todas as modalidade e etapas de ensino. Até então, a presença era opcional às famílias.
À princípio, está sendo priorizado o retorno presencial dos estudantes da 3º ano do Ensino Médio porque esses alunos estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O retorno nas demais séries e modalidades acontece de forma gradativa e seguindo o cronograma:
18 de outubro 2021 – o 3º ano do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas;
25 de outubro de 2021 – o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
1ª de novembro de 2021 – 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, a partir do dia 1º de novembro de 2021.
Segundo a SEDUC, a decisão pelo retorno obrigatório das atividades só foi possível após a pasta avaliar os índices da doença no Piauí, bem como a redução no número de casos e a ocupação dos leitos hospitalares. Além disso, levou-se em consideração o avanço da vacinação da população, em especial dos profissionais da educação.
Com a nova medida, as unidades de ensino da rede estadual deverão organizar suas atividades pedagógicas com cinco dias de atividades presenciais para o 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental e para as demais séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental serão quatro (04) dias de aulas presenciais e um (01) com abordagem remota.
Diante disso, para garantir a segurança e a ampliação do retorno às aulas presenciais, todos os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, higienização frequente das mãos e outras medidas exigidas pelos protocolos emitidos pelo Comitê Técnico do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) serão mantidos.