O governador Wellington Dias (PT) anunciou, nesta terça-feira (14), a preparação de um concurso público com 60 vagas para o cargo de soldado bombeiro militar. De acordo com o gestor, o edital será publicado em 20 dias, com previsão para que as provas sejam realizadas ainda neste ano.
Atualmente, o Piauí é o estado com o menor contingente do país e, entre os dias 5 e 11 de setembro, foi o primeiro no ranking de focos de incêndio, com 1.438 ocorrências registradas, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O governador, afirmou que o objetivo do certame é, com os novos membros, descentralizar a atuação da corporação que, atualmente, só está presente em cinco municípios do Piauí. “Estamos anunciando a autorização do concurso para em 2022 já termos as condições do treinamento”, disse.
Sobre o aumento de incêndio em todo o estado, o governador afirmou que foi criado um programa que garantirá o preparo estratégico da população para essas situações, onde cidadãos poderão colaborar como brigadistas, após treinados para conter incêndios.