Após 33 dias de internação e uma batalha travada para vencer o novo coronavírus, a aposentada Maria Bernadete Fernandes de Sá, de 67 anos, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (23). A equipe de saúde do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, comemorou a vitória. Do lado de fora, os familiares esperavam ansiosos e emocionados pela paciente.
A história de dona Bernadete inclui uma luta árdua para vencer a doença. Idosa e com algumas comorbidades, no período que ficou no hospital, 31 deles foram na Unidade de Terapia Intensa (UTI), sendo 11 dias intubada. Para continuar o tratamento foi necessária uma intervenção cirúrgica para fazer a traqueotomia, que consiste na abertura de um orifício na traquéia e na colocação de uma cânula para a passagem de ar.
A intervenção foi realizada com êxito e dona Bernadete passou mais 10 dias com traqueostomia, 19 dias fazendo hemodiálise e mais 10 dias se recuperando da traqueostomia. Pulmões e rins comprometidos e uma traqueostomia não tiraram dela a chance de rever aqueles que a amam.
Rossana, filha da aposentada, conta que foram dias difíceis, mas a fé em Deus, as orações de amigos e familiares eram o que confortavam. Ela considera a recuperação de sua mãe um milagre. “Conseguimos aproximar muitas pessoas de Jesus orando por ela”, relata Rossana.
A filha agradeceu ainda a toda equipe envolvida e todos que fazem o Hospital Regional Justino Luz. “O HRJL foi instrumento de Deus na cura da minha mãe, muito obrigado a todos”, disse.