O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou nesta segunda-feira (25) acreditar que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 e a redução da carga horária semanal será aprovada pelo Congresso Nacional. A declaração foi dada durante agenda oficial em Teresina, no Piauí.
Atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta precisa reunir pelo menos 308 votos favoráveis para avançar. Apesar disso, segundo o relator do texto, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), a matéria conta neste momento com o apoio de 114 parlamentares. Mesmo diante do cenário, Wellington Dias demonstrou confiança na aprovação tanto na Câmara quanto no Senado.
Durante o pronunciamento, o ministro afirmou que a medida busca ampliar direitos para trabalhadores que enfrentam jornadas mais extensas. Segundo ele, cerca de dois terços dos trabalhadores brasileiros já atuam em escalas de até cinco dias por semana, enquanto uma parcela ainda trabalha seis dias consecutivos com apenas uma folga semanal.
Wellington Dias também comparou a discussão atual a debates históricos sobre direitos trabalhistas no Brasil. O ministro citou a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a redução da jornada semanal e até a abolição da escravidão como exemplos de mudanças que enfrentaram resistência inicial. Para ele, a proposta representa mais um avanço nas relações de trabalho e na busca por melhores condições para os trabalhadores brasileiros.










