• Equipe da Folha Expressa
  • Quem Somos
  • Contato
sábado, junho 6, 2026
  • Login
Folha Expressa
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
  • Pensar Direito
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Folha Expressa
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
  • Pensar Direito
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Folha Expressa
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

Anvisa discute norma para manipulação de canetas emagrecedoras

Diretoria debaterá proposta de novas normas no dia 29 de abril.

Redação Folha Expressa Por Redação Folha Expressa
19 de abril de 2026
em Saúde
A A
Share on FacebookShare on Twitter

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute, no próximo dia 29, uma proposta de instrução normativa sobre procedimentos e requisitos técnicos que tratarão da manipulação de medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP 1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.

A nova norma fará parte de um conjunto de estratégias que integram o plano de ação anunciado no último dia 6, composto por medidas regulatórias e de fiscalização relacionadas a esse tipo de medicamento.

Segundo a agência, a instrução normativa deve definir procedimentos e requisitos técnicos específicos relativos à importação, qualificação de fornecedores, realização de ensaios de controle de qualidade, estabilidade, armazenamento e transporte aplicáveis aos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs).

A popularização das chamadas canetas emagrecedoras, que podem ter diferentes princípios ativos como semaglutida, tirzepatida e liraglutida, ampliou o mercado ilegal desses medicamentos, que atualmente só podem ser adquiridos com receita médica retida. Em razão dos riscos à saúde da população, a Anvisa têm tomado uma série de medidas para coibir o comércio ilegal, que inclui versões manipuladas sem autorização.

A minuta que será discutida pela diretoria colegiada pode ser acessada pelo site da Anvisa.

Grupos de trabalho

Esta semana, a Anvisa publicou portarias que criam dois grupos de trabalho (GTs) para dar suporte à atuação da autarquia no controle sanitário e garantir a segurança de pacientes que utilizam canetas emagrecedoras.

O primeiro grupo, formalizado pela Portaria 488/2026, será formado por representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Já a Portaria 489/2026 institui o segundo grupo, que vai acompanhar e avaliar a implementação de um plano de ação proposto pela Anvisa e subsidiar a tomada de decisão da diretoria colegiada a partir da proposição de medidas de aprimoramento.

Parceria com conselhos

Também esta semana, a Anvisa, o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) assinaram uma carta de intenção com o objetivo de promover o uso racional e seguro de canetas emagrecedoras.

A proposta, segundo a agência, é prevenir riscos sanitários associados a produtos e práticas irregulares, além de zelar pela saúde da população brasileira.

“A Anvisa e os conselhos propõem uma atuação conjunta baseada em troca de informações, no alinhamento técnico e em ações educativas”, informou a agência no comunicado.

Proibição

Na última quarta-feira (15), a Anvisa determinou a apreensão dos medicamentos Gluconex e Tirzedral, produzidos por empresa não identificada. A medida também proíbe a comercialização, a distribuição, a importação e o uso dos produtos.

“Amplamente divulgados na internet e vendidos como medicamentos injetáveis de GLP-1, os produtos são conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, mas não têm registro, notificação ou cadastro na Anvisa”, informou a agência.

Em nota, o órgão destacou que, por se tratarem de produtos irregulares e de origem desconhecida, “não há qualquer garantia quanto ao seu conteúdo ou à sua qualidade”. Por isso, não devem ser utilizados em nenhuma hipótese.

Paraguai

Na última segunda-feira (13), a Polícia Civil do Rio de Janeiro interceptou um ônibus que vinha do Paraguai com contrabando de canetas emagrecedoras e anabolizantes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O veículo vinha sendo monitorado por suspeita de transportar material ilegal. No momento da abordagem, havia 42 passageiros no ônibus, que foram conduzidos à Cidade da Polícia.

Um casal que embarcou em Foz do Iguaçu (PR) foi preso em flagrante, com grande quantidade de produtos de origem paraguaia colocados à venda irregularmente no território nacional, como anabolizantes e mil frascos de canetas emagrecedoras, contendo a substância tirzepatida.

 

Com informações da Agência Brasil.

CompartilharTweetEnviar
Postagem Anterior

Pobres não podem pagar por irresponsabilidade das guerras, diz Lula

Próxima Postagem

Deputado Gessivaldo entrega calçamentos e transforma realidade da região da Santa Teresa

LEIA TAMBÉM

Saúde

Lote de água mineral Crystal é retirado do mercado por risco de contaminação

3 de junho de 2026
Saúde

Nova frota da FMS chega com ambulâncias, motos e caminhões para serviços

2 de junho de 2026
Saúde

SUS vai oferecer novo exame gratuito para detectar câncer intestinal cedo

26 de maio de 2026
Saúde

Anvisa suspende corticoide e remédio para colesterol; veja quais lotes

19 de maio de 2026
Saúde

Unidade de Alta Complexidade do HGV vira referência contra o câncer e registra mais de 2 mil atendimentos em um ano

18 de maio de 2026
Saúde

Anvisa mantém suspensão de fabricação e venda de produtos Ypê

15 de maio de 2026
Próxima Postagem

Deputado Gessivaldo entrega calçamentos e transforma realidade da região da Santa Teresa

MAIS LIDAS

  • Polícia vai investigar possível ação orquestrada, financiamento de ataques e farsa contra prefeito de Cocal

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mais cinco policiais são expulsos da PM-PI pelo Comandante Scheiwann Lopes

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sesapi lança site para acompanhar agendamentos no Regula Piauí

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Caso sargento Carvalho Júnior: defesa alega inocência de investigado por homicídio

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Justiça condena ex-primeira dama de Novo Santo Antônio PI a pagar dez vezes o salário que recebia na função de secretária de saúde

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
https://youtu.be/aVcIGwh-lqc?si=Jmxb1BvSxw-0cWZ4
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
  • Pensar Direito

© 2021 - Folha Expressa | todos os direitos reservados.

Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
  • Pensar Direito

© 2021 - Folha Expressa | todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Carnaval
https://folhaexpressa.com/wp-content/uploads/2025/03/vt-60-carnavou-pi_N5OsILYs-3.mp4