O governador Wellington Dias, confirmou que o estado do Piauí recebe nesta segunda-feira (03), 5.850 doses da vacina Pfizer/BioNTech e 91.000 da vacina AstraZeneca/Oxford, do Ministério da Saúde.
“Com esses imunizantes, o estado dará início a vacinação do grupo de comorbidades, gestantes e puérperas”, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), além de continuar a vacinação dos idosos de 60 a 64 anos. As pessoas com síndrome de down e com deficiências permanentes também estão inclusas nesse novo cronograma.
Nesta 16ª remessa também estão inclusas 91 mil doses que serão disponibilizadas para 13.6% do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e as pessoas com deficiências permanentes (54.912 doses). Os imunizantes também serão destinados à 21% dos idosos de 60 a 64 anos (26.980 doses), explica a Sesapi.
Assim que as vacinas chegarem ao estado, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) vai encaminhar os lotes aos municípios. As prefeituras municipais são responsáveis pela aplicação do imunizante.
De acordo com a Sesapi, “os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase de vacinação de comorbidades, e que serão adotados pelo Piauí, determinam a vacinação proporcional, de acordo com as doses disponibilizadas dos seguintes grupos”:
Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (18 a 59 anos);
Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos;
Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.”A orientação do Ministério da Saúde é seguir esta sequência de grupo. Estão inclusos também pacientes renais, em terapia de substituição (diálise), porém o Piauí já entregou as doses aos municípios para a vacinação deste grupo em uma outra etapa”, destaca o superintendente da Sesapi, Hérlon Guimarães.
No último sábado (30), o Piauí também recebeu 3.400 doses da vacina Sinovac/Butantan direcionada à vacinação das segundas doses de 3% do grupo de trabalhadores da Saúde (2.255 doses) que estavam inclusos na pauta 13B, também a segunda dose de 6% (405 doses) das forças de segurança e salvamento e armadas, inseridos na pauta 13B. Também vieram mais 0.20% (11 doses) para segunda dose do grupo de forças segurança, salvamento e armadas contemplados na pauta 14B.
As vacinas do Instituto Butantan serão destinadas ainda, para primeira dose de 7.4% do grupo de força de segurança e salvamento.
Fonte: Sesapi