Na madrugada desta terça-feira (27/04), Policiais Rodoviários Federais aprenderam 300 mil maços de cigarros contrabandeados na BR/343, na estrada que corta a cidade de Piracuruca/PI na BR 343.
Segundo informações da PF, a apreensão se deu quando os policiais realizavam patrulhamento na região, ocasião em que avistaram o caminhão VW/24.250 CNC 6X2. Ainda conforme relato da assessoria de comunicação da Polícia Federal, ao ser dado ordem de parada ao veículo, o condutor de 48 anos desobedeceu empreendendo fuga, sendo necessário a realização de acompanhamento tático para forçar a parada do automóvel.
Na ocasião da abordagem, em vistoria ao compartimento de carga do caminhão verificou-se a grande quantidade de cigarros avaliada em R$ 1,5 Milhão. A apreensão está sendo considerada a maior apreensão de cigarros contrabandeados nos últimos dois anos e a maior de 2021.
Além da carga aprendida, os policiais prenderam um homem de 36 anos que conduzia o veículo HYUNDAI/HB20S 1.0 que realizava a escolta da carga. Existem suspeitas da participação de mais pessoas na organização de contrabando de cigarros na região.
A marca dos cigarros aprendidos, produzido no Paraguai, que é responsável pela fabricação anual em torno de 70 bilhões de unidades anualmente, não possuem autorização da ANVISA para a sua comercialização no Brasil.
Os homens foram presos em flagrante e encaminhado à Polícia Federal na cidade de Parnaíba/PI para os procedimentos legais cabíveis. Eles deverão responder pelo crime de Contrabando. As diligências seguem no sentido de identificar outras pessoas envolvidas no cometimento do crime.