A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi),informou por meio de um comunicado nesta terça-feira (13), que foram identificadas duas variantes da Covid-19 em três pacientes na cidade de Teresina.
De acordo com o Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), foram detectadas no Piauí as variante P.1, derivada da linhagem B.1.1.28, e a variante P.2, derivada da linhagem B.1.1.33 que são novas cepas do SARS-COV-2 (coronavírus).
Segundo informações da Sesapi, os pacientes em que foram detectadas as novas variantes são de Teresina, dos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim. Os pacientes contaminados com a nova variantes relataram ter tido contato com pessoas dos estados do Maranhão e Amazonas. Conforme a Sesapi, os pacientes são uma criança de nove anos do sexo feminino, um jovem de 18 anos e uma pessoa de 56 anos do bairro São Joaquim que esteve na cidade de Pedreiras, no Maranhão.
Conforme a coordenadora de Epidemiologia/CIEVS, Amélia Costa, os exames dos pacientes foram encaminhados para o Lacen Bahia, laboratório de referência para o sequenciamento dos casos do Piauí.
“Mas a análise do seu resultado permite quantificar e qualificar a diversidade genética viral circulante no país. Até agora, foram encaminhadas ao Lacen Bahia, 19 amostras provenientes do Piauí. Estamos em constante monitoramento”, afirma Amélia.
A Coordenadora chama ainda a atenção da população para a importância seguir os decretos e manter as normas de higiene, evitando aglomerações. “As novas variantes impactam nos números, mas não são as únicas responsáveis pela situação que estamos vivendo. Devemos manter o distanciamento, usar máscaras, álcool e evitar aglomerações”, concluiu a coordenadora.