O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, anunciou neste domingo (14). que o Governo do Piauí estabeleceu um conjunto de medidas econômicas para reduzir os efeitos gerados pela crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19.
Rafael diz que as novas medidas foram adotadas devido a segunda onda de contaminação do novo coronavírus no estado e que o momento exige cautela.
“O momento exige ações que diminuam os impactos da pandemia, preservando vidas, empregos e principalmente a esperança dos piauienses”, declarou em vídeo publicado nas redes sociais.
O Governo do Piauí irá disponibilizar um auxílio financeiro de R$ 1.000,00 aos trabalhadores dos setores de bares, restaurantes e eventos. Medida esta que será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí.
Serão facilitados os pagamentos das obrigações fiscais das micro e pequenas empresas e serão ampliadas em R$ 50 milhões as linhas de financiamento da Agência de Fomento do Estado, para que micro e pequenos empreendedores tenham fácil acesso a crédito com taxas reduzidas.
O secretário disse ainda que será adotado um novo Refis para débitos de ICMS e IPVA, com redução de juros, multas e um parcelamento maior, como já havia sendo feito no ano de 2020.
Também foi solicitado ao Comitê Gestor do Simples Nacional, a prorrogação por 90 dias do pagamento do Simples, para os meses de competência março, abril e maio.