Alderico Tavares disse ainda que a taxa de ocupação de leitos em alguns hospitais da capital já chega a 75%. com Covid-19.
O superintendente de alta e baixa complexidade da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, Alderico Tavares, disse nesta segunda-feira (25), que o Comitê de Operações Emergenciais (COE) vai recomendar que o governador Wellington Dias (PT), decrete novas restrições de atividades em restaurantes, bares e eventos para conter a disseminação da Covid-19 no estado.
Os bares e restaurantes voltaram a abrir após quase cinco meses fechados devido a pandemia.
De acordo com ele, a ação foi pensada após conversas com diretores de hospitais da capital, e disse ainda que a taxa de ocupação de leitos em alguns hospitais da capital já chega a 75%. com Covid.
“Consideramos que é necessária a adoção de medidas restritivas para acalmar a população, que não respeita as medidas sanitárias, para conter aglomerações devem ser impostas restrições ao funcionamento de bares, restaurantes, e realização de eventos. Sabemos que existe decreto de realizar eventos com no máximo 100 pessoas em locais abertos, mas vemos festas com mais de 2 mil”, disse ele.
O superintendente destacou que alguns diretores de hospitais já estão avaliando e programando a ampliação de leitos de UTI nestas unidades para receber pacientes. Já os leitos dos hospitais de campanha fechados em Teresina não foram desativados, segundo a Fundação Municipal de Saúde, mas realocados para outras unidades.