A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou a campanha Dezembro Vermelho, que visa conscientizar sobre o HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O mês de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, com ações de prevenção e orientação à população, especialmente os jovens, grupo mais afetado pelo aumento de casos de HIV no estado.
No início da programação, será realizado um treinamento para capacitar médicos, enfermeiros, dentistas e psicólogos, com foco na aplicação de testes rápidos e no aconselhamento. O evento ocorrerá na terça-feira (3) no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e visa qualificar os profissionais para atuar de forma mais eficaz no diagnóstico e orientação dos pacientes.
Além disso, dois seminários importantes serão realizados nos dias 5 e 6 de dezembro. O Seminário Educaids, que trata da equidade em saúde e prevenção combinada, acontecerá no Cine Teatro da UFPI, enquanto o Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis será no Centro de Eventos Sucesso, com o objetivo de promover maior conscientização e ações práticas contra a transmissão do vírus.
Segundo dados da Sesapi, o Piauí registrou até novembro de 2024, 445 casos de HIV e 139 de AIDS, com a maior parte dos casos diagnosticados entre homens de 20 a 49 anos. Karina Amorim, coordenadora da área, reforça a importância de disseminar informações sobre prevenção para fortalecer as ações de combate à epidemia, utilizando estratégias combinadas e acessíveis a todos.