O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) iniciou a obra de recuperação da Barragem Pedra Redonda, localizada no município de Conceição do Canindé. O projeto, que conta com um investimento de R$ 10.997.174,12, tem um prazo de execução de oito meses e é parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura hídrica do estado. A barragem, com capacidade para armazenar 216 milhões de metros cúbicos de água, beneficiará três municípios: Conceição do Canindé, Isaías Coelho e Campinas do Piauí.
Além de garantir o abastecimento das cidades, a barragem também atenderá a necessidades como o fornecimento de água para animais, possibilitando a prática de piscicultura e a irrigação de pequenas áreas ao longo do rio Canindé. A obra tem como assegurará a perenização do rio, ajudando a suprir as necessidades hídricas da região, além de fomentar o lazer local.
O Idepi, que passou a manter manutenção das barragens no estado com inspeções periódicas realizadas quatro vezes por ano, o que identifica e corrigi problemas com antecedência, garantindo a segurança e a operacionalidade das estruturas. Felipe Eulálio, diretor-geral do Idepi, destacou que a manutenção proativa para preservar as barragens e minimizar riscos relacionados às condições climáticas adversas da região.
A recuperação da Pedra Redonda integra um plano mais amplo do Idepi, que também inclui a manutenção de outras 14 barragens sob sua responsabilidade. Além dessas ações, há também a construção da Barragem Atalaia, em Sebastião Barros, e iniciará em breve a Barragem Nova Algodões, em Cocal.